terça-feira, outubro 31, 2006

Estações ferroviárias - segurança de todos esquecida

Na Linha de Sintra continuam a existir estações de comboios sem o mínimo de segurança. Todos os anos são colhidas pessoas e contam-se já por dezenas os que perderam a vida.




"Quantos mais cidadãos terão de sofrer acidentes para que as entidades responsáveis actuem?" pergunta um dos utentes da Estação de Agualva-Cacém, num e-mail enviado para a Olho Vivo.

"Só esta semana já forma várias as pessoas que vi a correrem risco de vida. A última foram duas senhoras, uma com uma criança de colo e outra com uma menina pela mão: a criança assutou-se, puxou para traz e só não morreram todas frente ao comboio por um triz.”

Independentemente das razões imediatas para os acidentes acontecerem (uma falta de atenção, inadvertência para os riscos que se correm ao atravessar “à tangente”, stress ou atrapalhação, invisuais, crianças, um tropeçar, um salto alto preso no pavimento), situações como esta repetem-se diariamente nas estações do Cacém e de Barcarena (Massamá).

Não há dúvidas que as condições de segurança destas estações deixam muito a desejar e há já largos anos que estão projectadas as novas estações de Cacém e Barcarena.

A REFER justifica que ainda não teve meios financeiros para avançar. Contudo não implementam as mais básicas soluções de segurança dos peões: passagens superiores provisórias (como a da foto, da Estação do Areiro) e interdição do atravessamento dos peões pela Linha.


A Olho Vivo já alertou o presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra no sentido de envidarem esforços junto da REFER para que sejam tomadas as urgentes medidas de segurança necessárias mas até ao momento não são conhecidas respostas.

À cadência da passagem dos comboios (de 5 em 5 min, na hora de ponta), continua-se a permitir que os cidadãos atravessem a linha e corram risco de vida, em duas das estações urbanas com maior movimento da Área Metropolitana de Lisboa.

7 Comments:

At 31/10/06 20:58, Anonymous Anónimo said...

Há já muitos anos que estamos à espera das obras da Estação do Cacém. Agora parece que voltaram a ser de novo adiadas. Entretanto morrem pessoas, sem que tomem medidas. Concordo plenamente co a vossa posição e subscrevo. Façam alguma coisa. Já!

 
At 9/11/06 11:41, Blogger Espiga said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 11/11/06 21:29, Anonymous Anónimo said...

Eu vivo no cacem á 21 anos, e só morre quem quer na estação do cacem. APanho todos os dias o comboio e não tenho problemas. A visibilidade é TOTAL, e só as pessoas que não tem consciencia é que poderão correr riscos. Se eles estão atrasadas e quer por-se á frente dos comboios.. depois não se queixem.

 
At 22/11/06 22:53, Anonymous Anónimo said...

As obras da estação do Cacém deviam ter sido obrigatoriamente planeadas em conjunto com o plano Polis. Agora não se andava no jogo do empurra e do adiamento de obras que deviam ter sido feitas aquando de outras estações com a da Amadora e Queluz-Belas. Em vez disso preferiram gastar mais uns dinheiros pra fazer a estação de Mira-Sintra Meleças. Assim sobem o valor dos imóveis, mais fundos para os bolsos camarários. Num país que vai ter um TGV e uma OTA dá que pensar...

 
At 17/9/07 23:54, Blogger xibiuza said...

estou feliz pelo senhor que vive há 21 anos no cacem...Ainda bem que o Sr. é saudável. Presumo que nao tenha nenhum problema fisico, visão ,audicão,nenhum problema no andar...penso que nao anda de moletas não????? então eu estou feliz por si, mas mesmo assim como todo o cuidado é pouco o melhor é nao pensar em nada ao atravessar a passadeira da estaçao do cacem... não!!!! pensar em nada também nao serve, tem que pensar sempre que ali passa, que se nao tiver cuidado pode morrer ou ficar inválido para sempre e que se ficar inválido já não pode lá passar, é muito complicado não é??? entao não diga disparates. HELENA, MÃE da SÌLVIA, uma menina linda que morreu na passadeira da estaçao do cacem Porque provavélmente nao ia a pensar em nada ou a pensar em tudo... coisas da idade, 15 anos!!!

 
At 11/1/08 12:09, Anonymous Anónimo said...

É com uma profunda tristeza que hoje me foi comunicado, que ontem dia 11/01/2008 mais uma pessoa foi colhida por um comboio na estação do cacém. Era uma jovem de 19 anos. Por sinal eu conhecia-a, daí ser ainda mais triste para mim. Sou utente da linha de sintra e entro e saio todos os dias no comboio, na estação do cacém. Preocupa-me bastante esta situação pois não sei se um dia por algum acaso não me acontece a mim.

A ti Nádia que partiste para a outra vida, estarás sempre presente no pensamento de quem conheces.

 
At 11/1/08 17:25, Blogger Capitao Cocas said...

Visibilidade total? onde? na estaçao do cacem? completamente disacordo... para alem de n ter segurança nao tem visibilidade nenhuma! é uma vergonha na cidade mais habitada da zona de sintra, nao haja minima segurança la. lamento muito k a camara ainda n tenha tido tempo para por uma passagem subterranea ou entao uma cancela nas passagens... é realmente lamentavel.

 

Enviar um comentário

<< Home

Grupos Google Subscreva para Movimento Cívico Alta Tensão
Email:
Procurar arquivosemgroups.google.com