segunda-feira, março 12, 2007

Acção de protesto Sábado, dia 17 de Março, pelas 10:30
Concentração no Largo da Feira, Monte da Tapada no Alto de Colaride

Na sequência da Acção de Protesto de dia 3 de Março, que contou com a presença dos meios de comunicação social, a Câmara Municipal de Sintra apressou-se a comunicar ao Movimento Cívico que estaria em negociações com a REN para salvaguardar os interesses dos muitos moradores afectados pela construção desta Linha de Muito Alta Tensão.

Não obstante as promessas da Câmara Municipal, as acções judiciais que se encontram a decorrer no Tribunal de Sintra, as obras continuam a um ritmo impressionante com a construção a decorrer ao fim-de-semana.

No próximo Sábado é preciso demonstrar o verdadeiro desagrado de todos os habitantes do Concelho de Sintra pela forma discriminada como são tratados relativamente aos moradores dos outros concelhos.

Foram convidadas as forças políticas para, em conjunto com os moradores, presenciarem no local o impacto desta obra.

Compareça pelas 10:30 no Largo da Feira do Monte da Tapada.

A sua presença é a nossa força !


14 Comments:

At 13/3/07 15:00, Anonymous Anónimo said...

Incrível, os hospitais e os centros de saúde não se constroem tão rápido, Domingo ás 8 da manhã já se ouvem os helicópteros no ar. À tarde com crianças a brincar na rua, a deslocação de ar produzida pelos mesmos atirou para o meu filho e outros uma poeira que só visto. Onde está o respeito pela lei Anti Ruído?

 
At 13/3/07 23:14, Anonymous Anónimo said...

João Cunha 13 anos

Protegem a nossa saude crianças que vivem em Agualva, S. Marcus e Cacém, venham a manisfestação este sábado as 10:30 no alto do colaride. Nós somos o futuro deste pais e temo-nos que nos impor!
Temos que mostrar o nosso desagrado perante estas linas de alta tesão! Se não querem futuramente ficar com graves doenças lutem contra as linhas!
Contribuam!

 
At 14/3/07 12:16, Anonymous Anónimo said...

Não participar é assumir o facto como consumado.

Só a união e participação de todos pode ajudar a demonstrar o descontentamento generalizado e obrigar as autoridades responsáveis a tomar medidas e reagir.

Eu lá estarei.

 
At 14/3/07 12:59, Anonymous Anónimo said...

Face à invocação do governo de interesse público para o avanço da obra, devemos questionar; interesse de quem? Público deveria ser de todos, ou esta obra visa apenas os benefícios de alguns? De que forma é que as populações das freguesias afectadas vão ser beneficiadas?
Se existem soluções que permitem evitar este atentado urbanístico e ambiental, porquê insistir em soluções tecnicamente desfavoráveis sustentadas por pareceres “encomendados” e pouco rigorosos? São este tipo de decisões que cada vez mais nos distanciam da Europa, e nos colocam mais próximos do 3º Mundo.

 
At 15/3/07 01:27, Anonymous Anónimo said...

É de lamentar que o Sr. Presidente da Câmata de Sintra, Dr. Fernando Seara, não tenha feito até agora rigorosamente NADA para evitar o levantamento das estruturas de MAT, nas freguesias de Agualva, Cacém, S. Marcos e Belas, refugiando-se numa estratégia que só ele conhece e que até agora ninguém percebeu se existe ou sequer foi utilizada.
Quanto à vereação da Câmara e aos Presidentes das Juntas de Freguesia nada funcionou em defesa da preservação destas freguesias.
Não posso deixar de lamentar que o Professor Seara que se diz um "paladino do respeito pelo próximo" queira ficar com o seu nome associado a este verdadeiro genocídio silencioso que a REN pretende fazer, com a colocação desta linha de MAT, junto a habitações, por cima de prédios, sabendo-se os riscos em termos de saúde pública que daí advém para a população residente junto destas estruturas, principalmente as crianças, para não esquecer o risco do Potencial de Passo, bem como a acção do campo electromagnético das linhas de MAT, sobre o potencial eléctrico das próprias habitações e o risco inerente sobre todos os aparelhos electrodomésticos.
Não compreendo como que para poupar tostões, se venham a gastar milhões em tratamentos médicos, em pessoas, que à partida estarão condenadas pelas patologias desencadeadas por estes potenciais eléctricos e radioactivos tão elevados.
O facto não está consumado, por isso esteja presente na manif. no dia 17/03/07 no Alto do Colaride

 
At 15/3/07 11:57, Anonymous Anónimo said...

As questões paisagísticas deveriam preocupar o Sr. Presidente da CMS, Dr. Fernando Seara, como preocupam os municípes das freguesias de Agualva, Cacém , S. Marcos e Belas, porque a passagem aérea destes cabos de MAT e torres de 75m , alteram completamente a paisagem e não percebo como em pleno séc. XXI seja permitido levantar estas estruturas gigantescas quando há alternativas e soluções técnicas para satisfazer as necessidades energéticas, sem prejudicar a população deste conselho (mais parecemos um país do 3º Mundo).
O Dr. Fernando Seara devia fazer uma visita ao Alto do Colaride para tomar conhecimento in loco do impacto negativo que estas estruturas causam quer na paisagem totalmente adulterada e futuramente na saúde dos munícipes.

 
At 16/3/07 18:57, Anonymous Anónimo said...

Lá estarei.

Sei que posso fazer a diferença.

É uma causa justa de que todos devemos defender a bem do nosso futuro e do futuro dos nossos filhos.

 
At 17/3/07 01:20, Anonymous Anónimo said...

Qual é a responsabilidade das nossas autoridades, do governo, do poder local e da REN, que permitem que estas estruturas gigantescas sejam construidas e fiquem completamente indiferentes à degradação e à desvalorização de todos os prédios, resultantes da mera coexistência com estas linhas de MAT.
As pessoas responsáveis pela instalação desta linha de MAT e as que indirectamente tinham o dever e o poder de tal evitar, serão sempre acusados de cumplicidade nesta tragédia e a ela os seus nomes ficarão inexoravelmente associados( o Sr 1º ministro Engº José Sócrates, o ministro do Ambiente, o ministro da Economia, a Câmara Municipal- O Sr. Presidente Fernando Seara e REN).

 
At 20/3/07 22:26, Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa por me vir intrometer, mas quer-me a mim parecer que quem assina "lela" não terá grande noção do que se passa efectivamente. Repare que não é nada pessoal, até porque não conheço a pessoa em causa, mas procure primeiro inteirar-se de todos os factos e dados e números, e depois sim, comente.

Existem, tal como disse alternativas... quer pagar por elas?? É que opções tomadas hoje serão pagas amanhã com agravamento.

O custo de passar os cabos no subsolo ou por torres é de cerca de 15 vezes mais cara a solução enterrada.

Não será a REN a pagar a factura certamente.

Fala em tragédia!! Calma, não é o fim do mundo.
E apenas um pequeno aparte: a memória dos portugueses é muito pequena, amanhã já ninguém se lembra quem mandou fazer, quem foi o responsável, nada disso.

Se conseguir fazer com que as pessoas se lembrem de tais factos daqui por 10 anos está de parabéns. O ser humano é mesmo assim. Adaptativo ao meio ambiente que o rodeia.

E apenas para terminar: ainda não está provado que viver na proximidade de linhas de MAT ou AT ou MT provoque qualquer tipo de doença.

LRNM

 
At 21/3/07 14:38, Anonymous Anónimo said...

Ao Sr(a). LRNM

Nada de pessoal, mas mora na Amadora, Cascais, Oeiras ou Lisboa, onde as linhas são enterradas mesmo sendo 15 vezes mais caras ?

Ou mora em S. Marcos onde houve 14 mortes de cancro nos últimos 10 anos ?

Nada está provado ? Nem se quer provar ! Quem pode provar são os mesmos que não o querem fazer por razões estritamente economicistas. O Princípio da Precaução existe exactamente para quando não existem certezas científicas.

Se pretender adquirir uma casa por onde esta linha passa tem muito por onde escolher. É o que não falta desde que começou a construção desta Linha.

 
At 21/3/07 14:51, Anonymous Anónimo said...

Boas,

É certo que o custo de passar os cabos pelo subsolo é mais caro, não 15x como o senhor LRNM disse, mas cerca de 5x.
Então eu pergunto, será que não compensa o facto de melhorar a condição de vida dos cidadãos?
Se continuarem a optar por este tipo de solução, não se vai gastar em planos de saúde?
E pq razão uns são filhos, e os outros enteados?
E pq os cidadãos que pagam a electricidade mais cara do país, não são bem servidos?
Se o governo não gastasse dinheiro com coisas inúteis e não fosse desviado tantos fundos nas contas públicas, estas obras eram viáveis e respeitavam quem paga os ordenados dos governantes.
Isto é mais uma "palhaçada" do nosso governo, e como disse o LRNM, o ser humano habitua-se a tudo, até à "palhaçada" do governo.

NS

 
At 24/3/07 13:45, Anonymous Anónimo said...

O LRNM trabalha para a REN de certeza para ter esse tipo de comentário. Eles andam infiltrados nestas coisas. Só querem é gerar confusão vindo para aqui dizendo o contrário. Se calhar até tem uma daquelas mansões lá para os lados de Cascais pagas pelo Portuga.

 
At 25/3/07 16:55, Anonymous Anónimo said...

Ó meu amigo, eu não trabalho nem para a REN, nem para a EDP, nem para nenhuma empresa do sector primário de energia. Muito menos moro numa mansão e muito menos foi a minha habitação paga pelo seu dinheiro, disso pode ter a certeza.

O que eu disse foi apenas a minha opinião, tão simples quanto isso.

Não estamos nos E.U.A. para andarmos com teorias da conspiração.

Vim aqui dar a minha opinião por considerar o país em que vivemos democrático e como tal, tenho o direito a expressar a minha opinião. Se a mesma não lhe agrada não tenho disso culpa. Tem todo o direito a ter a sua opinião, tal como todos nós.

LRNM

 
At 26/3/07 12:49, Anonymous Anónimo said...

Devo dizer que concordo com o LRNM, este senhor tem direito à sua opinião como qualquer outra pessoa. Mesmo que tenha uma opinião contrária à da maioria.
Contudo, e acerca da opinião do Sr. LRNM, estamos num país democrático salvo seja, pois nem sempre assim é. Basta ver a maneira como este país é governado... :s
Cumprimentos a todos, e sejamos democráticos, nem que seja neste blog.

NS

 

Enviar um comentário

<< Home

Grupos Google Subscreva para Movimento Cívico Alta Tensão
Email:
Procurar arquivosemgroups.google.com