sábado, dezembro 23, 2006

Receba informações sobre a Linha de Muito Alta Tensão
Para receber informações regulares sobre este assunto envie um e-mail com o seu nome,morada e contacto telefónico para o endereço: olho-vivo.ambiente"a"sapo.pt (substitua "a" pelo caracter @).

sexta-feira, dezembro 15, 2006

O advogado do Movimento presta declarações aos jornalistas da SIC, Lusa e Público.
Vide notícia em http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=744907&div_id=291

Tribunal de Sintra, hoje Posted by Picasa

terça-feira, dezembro 12, 2006


Nota: para converter a altura dos postes em número de pisos equivalente divida por 3 (um poste de 45m terá uma altura equivalente a um prédio de 15 pisos!)

segunda-feira, dezembro 11, 2006


Há alternativas!
Participe no abaixo-assinado electrónico www.ipetitions.com/petition/alta_tensao . Colabore na sua divulgação enviando um e-mail aos amigos!

Junte-se a nós, pela defesa da Qualidade de Vida a que todos temos direito.
Hoje este problema é já uma realidade em freguesias da Amadora, Odivelas, Vila Nova de Gaia, Sacavém, etc.... amanhã pode ser em Agualva-Cacém, Belas, Queluz, Rio de Mouro, na Zona Urbana de Sintra.
Nos próximos anos, noutras Cidades.

Derivado aos fortes impactes negativos na qualidade de vida das populações (ruído sob acção do vento e face à passagem das correntes, impacte paisagístico, riscos para a saúde pública,etc.) estas infraestruturas de transporte de Energia devem passar por corredores próprios e longe das zonas urbanas.
Sempre que, por necessidade incontornável, tenham que atravessar alguma zona urbana, devem-no fazer através de cabos subterrâneos. É isso o que já acontece em muitos países da Europa. E é o que já é feito dentro da Cidade de Lisboa. É o que deve ser exigido em todas áreas urbanas do País!
Não devemos continuar a aceitar ver os responsáveis da Rede Eléctrica Nacional (e o Ministério do Ambiente) tratarem a qualidade de vida das populações afectadas como se estivessem a falar de um país do 3º Mundo!



O Conselho da Europa adoptou em 12 de Julho de1999 uma «recomendação relativa à limitação da exposição da população aos campos electromagnéticos numa frequência compreendida entre 0 Hz e 300 GHz , na qual se incluem os campos de baixa frequência de 50 Hz produzidos pelas linhas de altatensão.» Nesse documento o Conselho da Europa recomendava aos seus Estados membros, a aplicação de medidas que protegessem a população «da exposição à radiação electromagnética quando o tempo de exposição for significativo.

Apesar dos estudos existentes e das recomendações da união Europeia para a adopção do "Princípio da Precaução" (vide obs.) e da existência de alternativas mais afastadas dos bairros habitacionais, a Rede Eléctrica Nacional e o Estado Português insistem na construção de Linhas Aéreas de Muito Alta Tensão atravessando zonas urbanas.

Num documento de 19 de Julho de 2006 o Comité Científico da União Europeia dedicado ao estudo de Novos Riscos para a Saúde (SCENIHR) reafirma a possivel relação entre campos electromagnéticos e a leucemia infantil.

Está já provada a relação directa entre a instalação de Linhas Aéreas nas cidades (infraestruturas pensada para o transporte de energia em áreas despovoadas) e a degradação do ambiente urbano e desvalorização do imobiliário. À degradação da imagem urbana acresce-se a incomodidade do ruído na próximidade das Linhas Aéreas (os característicos estalidos eléctricos e o intenso ruído resultante da ressonância das estruturas em zonas mais fustigadas pelo vento) e riscos de acidentes (demasiadamente frequentes) como a queda de cabos ou falhas nas ligações à terra (electrocuções).


**É necessário agir agora! Não fique à espera que estes problemas lhe batam à porta**


Mais informações em:
http://dn.sapo.pt/2006/11/03/cidades/moradores_temem_efeitos_radiacoes_sa.html (incidência elevada de doenças - moradores temem efeito das Linhas - artigo no DN);
http://dn.sapo.pt/2006/11/09/sociedade/estudo_sobre_radiacoes_esta_gaveta_u.html (REN adia estudo sobre radiações em Portugal-artigo DN);
http://www.carloscoelho.org/apresentacao/view_faq.asp?faq=20 (documentos da UE);
http://www.leukaemia.org/ourwork4page.htm (estudos da Associação britânica de Crianças com Leucemia);
http://infoventures.com/private/federal/q&a/qa-hlth2.html (resumo de estudos nos EUA);
http://www.iambiente.pt/IPAMB_DPP/docs/DIA1422.pdf (despacho governametal favorável a este projecto);
http://www.iambiente.pt/IPAMB_DPP/docs/RNT1422.pdf (resumo do Estudo de Impacte Ambiental - refere habitações a menos de 25m da Linha de Muito Alta Tensão);

domingo, dezembro 10, 2006

Despacho do Ministro reinicia obra

Trabalhos reiniciados na zona de Colaride (Agualva) e nas Urbanização das Campinas (Belas)

A providência cautelar interposta pela Junta de Freguesia de Agualva em Outubro passado foi esta semana suspensa na sequência de um requerimento do Ministério da Economia entregue no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra. O despacho do Ministro da Economia, Manuel Pinho, é feita a alegação que o adiamento da execução do projecto “seria gravemente prejudicial para o interesse público” . De acordo com a REN, as obras de construção da Linha de Muito Alta Tensão foram retomadas no dia 20 de Novembro.


Ontem estavam a ser iniciadas as fundações para a torre que a REN pretende instalar junto à zona residencial de Colaride e Parque Cultural e Natural. A Polícia Municipal deslocou-se ao local a pedido dos proprietários dos terrenos que viram a sua propriedade invadida sem aviso prévio. Contudo a obra prosseguiu momentos depois, já com o aval das entidades (ao contrário do que foi publicamente anunciado pela Câmara, não terá sido emitido qualquer embargo Municipal ao projecto. Pelo perímetro das fundações, pode-se já perceber a enorme torre para ali prevista (mais de 50 m de altura!).
Segundo observadores do processo, pressa demonstrada pelo Ministério de Economia parece estar mais associada à já anunciada privatização da REN do que propriamente a urgência em concluir um projecto que não é urgente e que, a bem do verdadeiro interesse público, já se percebeu dever ser repensado.


O Movimento Cívico prepara-se agora para recorrer aos tribunais

Perante a já apelidada "Linha da Prepotência", muitos moradores de Agualva-Cacém, Belas, S.Marcos e Monte-Abraão afirmam estar dispostos a sair à rua em acções de protesto.
José Sá Fernandes, advogado do Movimento, esclareceu que a Providência Cautelar em questão ainda não foi julgada. Desta forma poderá vir a concluir-se que o interesse público está do lado dos cidadãos (isto é, que a obra terá mesmo de parar).
As associações do Movimento continuam a preparar os elementos para a interposição de uma Acção Popular contra os Ministérios do Ambiente e da Economia.
Entretanto a Olho Vivo e a Quercus já apresentaram uma queixa à Comissão Europeia (vide http://www.noticiasdaamadora.com.pt/nad/artigo.php?aid=8379).

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Pesquisas relacionam cancro com as Linhas de Alta-Tensão



Estudo publicado pelo British Medical Journal revela que a ocorrência de leucemia é 70% superior em crianças que moram perto de Linhas de Alta-Tensão

Os investigadores da Universidade de Oxford - Reino Unido, avaliaram mais de 29 mil crianças com câncer - entre elas 9700 com leucemia - nascidas entre 1962 e 1995 – medindo a distância entre a sua casa e a Linha de Alta-Tensão mais próxima. A equipa concluiu que as crianças que moram a menos de 200metros de Linhas de Alta-Tensão têm uma incidência 70% superior da doença.

Apesar de terem verificado existir uma correlação estatística, os investigadores afirmam não poder explicar ou comprovar a relação entre os campos electromagnéticos gerados pelas Linhas de Alta Tensão e a doença (vide observações).

Contudo a associação britânica “Children with Leukaemia” reclama que devem ser estabelecidas imediatas regras de planeamento para que se impeçam casas e escolas de existirem debaixo de linhas de alta tensão aéreas.

E diversos estudos recentes demonstram alterações do comportamento celular em situações de exposição a campos electromagnéticos equivalentes aos gerados sob Linhas de Alta Tensão.

Enquanto no Reino Unido a situação continua a ser discutida, em Itália e na Suíça desde 2000 que foram adoptadas medidas 10 vezes mais restritivas que em Portugal. O mesmo já acontece na Rússia há décadas.
Em 2001 a Agência de Protecção Radiológica australiana passou a aconselhar a que as pessoas com crianças escolhessem casas bem afastadas das Linha. No mesmo ano Juan Guerrero Herrero, de nacionalidade espanhola, apresentou uma petição ao parlamento europeu sobre radiações electromagnéticasque afectam o sistema imunitário dos habitantes de Cercs, Catalunha.


Mais informações em: http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/3967073.stm; http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/4602315.stm; (artigos na BBC)

Observações:

- A última Linha de Alta Tensão aérea que a Rede Eléctrica Nacional construiu foi um troço entre a Pontinha (CRIL-Odivelas) e o Alto de Mira (Amadora). A Linha passa a menos de 50m metros da escola primária da Quinta do Pinheiro. A Linha agora projectada passará também perto de diversas escolas (EB1 Colaride, EB23 Galopim de Carvalho).

- Dr John Swanson, um dos investigadores do estudo, aponta uma explicação alternativa aos campos magnéticos para a ocorrência de uma maior percentagem de cancros em populações que moram junto a Linhas de Alta Tensão. Segundo este cientista,que é também conselheiro da "National Grid Transco" (a principal companhia britânica de energia), os resultados poderão estar relacionados com a maior pobreza das famílias que residem junto a Linhas Aéreas de Alta-Tensão. A construção de Linhas Aéreas de Alta Tensão em zonas urbanas estará assim associada a um indicador de pobreza e subdesenvolvimento de uma região. De facto, em zonas urbanas bem cuidadas, as Linhas de Abastecimento de Energia e outras infraestruturas pesadas são construídas preferêncialmente no subsolo, salvaguardando o ambiente e qualidade de vida dos residentes, como já acontece em Lisboa e Cascais.

Grupos Google Subscreva para Movimento Cívico Alta Tensão
Email:
Procurar arquivosemgroups.google.com